Tira Dúvidas

Este espaço é destinado para você compartilhar suas dúvidas com outros leitores do site. O Núcleo da Saúde tem recebido muitos e-mails com perguntas sobre os mais variados assuntos. Grande parte das questões reproduzidas abaixo, certamente são comuns a muitos outros leitores. Não deixe de perguntar, tire suas dúvidas e fale conosco!

  1. Erica, São Carlos - SP

    Riscos da laparoscopia

    Quais são os riscos de uma laparascopia? Ouvi dizer que, embora raramente aconteça, há riscos de insuficiência respiratória ou parada cardíaca. Isso é verdade?

    1. Calculo sua preocupação, mas saiba que os acidentes que ocorrem devido a qualquer tipo de cirurgia são muito, mas muito menores que o risco de você atravessar uma rua movimentada e ser atropelada. Na medicina, não podemos dizer que exite 0% ou 100% de sucesso ou erro, assim como em tudo na vida. Portanto, não se preocupe com as chances de erro, mas sim com as possibilidades de acerto que são muito maiores! Segurança e tranquilidade lhe ajudarão no ato cirúrgico e na sua recuperação. Dentro de um hospital estará muito mais segura com todos os recursos que a medicina dispõe hoje em dia. Desejo todo sucesso e pense positivo que aí sim você se sentirá bem melhor!


  2. Marilia, Viamão - RS

    Perda de elasticidade vaginal

    Gostaria de saber se é verdade ou mito que, com o passar do tempo, a vagina perde elasticidade e o prazer nas relações sexuais diminuem. Tenho a impressão que isto está acontecendo comigo, tenho 35 anos e percebo diferença quando estou me relacionando. O que fazer?

    1. Muitas vezes mito e realidade se confundem. Com a idade, seu corpo perde algumas características da juventude. Com a diminuição da demanda hormonal, o corpo apresenta algumas alterações e uma delas é a perda da elasticidade e da umidificação vaginal e que em certas ocasiões dificulta o relacionamento sexual e diminuindo algumas vezes a libido. Essas variações costumam aparecer no período da menopausa e pós-menopausa, mas podem ser facilmente corrigidas e retardadas pela medicina. Lembre-se que uma avaliação médica sempre é necessária para identificar problemas precoces.