Tira Dúvidas

Este espaço é destinado para você compartilhar suas dúvidas com outros leitores do site. O Núcleo da Saúde tem recebido muitos e-mails com perguntas sobre os mais variados assuntos. Grande parte das questões reproduzidas abaixo, certamente são comuns a muitos outros leitores. Não deixe de perguntar, tire suas dúvidas e fale conosco!

  1. Taciana, São Paulo - SP

    Exames Pré-Nupciais

    Vou me casar em breve. Quais os exames pré-nupciais devo fazer? Meu noivo também precisa ir ao médico?

    1. É muito importante que os noivos façam alguns exames antes do casamento, tenham eles vida sexual ativa ou não. A moça deve consultar um Ginecologista que recomendará alguns exames como: Citologia Oncótica Preventiva (Papanicolau), Colposcopia, Pesquisa de Rubéola, Toxoplasmose, Provas Hepáticas, Reações Sorológicas para Sífilis e HIV, Tipagem Sanguínea e Hemograma Completo, Exame de Urina e Protoparasitológico de fezes. Se houver queixas de corrimento, pode ser avaliada a Secreção Vaginal. 

      O rapaz, por sua vez, deverá consultar um Urologista que deverá solicitar os mesmos exames (excluindo-se o Papanicolau, a Colposcopia, Rubéola, Toxoplasmose e Secreção Vaginal). Caso necessário, o médico poderá incluir um Espermograma Completo. 

      De qualquer forma, no momento da consulta o médico de um ou de outro poderá solicitar mais ou menos exames de acordo com a avaliação individual.


  2. Danielle, Curitiba - PR

    Dores Pélvicas

    Há muito tempo sinto dores na região pélvica. Fiz duas ultrassonografias pélvicas e uma transvaginal para avaliar o caso, mas nenhum dos exames detectou qualquer problema. Gostaria de saber o que essa dor significa e se pode ocasionar alguma dificuldade em engravidar?

    1. O seu quadro de dores na região pélvica (onde encontram-se os ovários) demonstram a grande possibilidade da ocorrência da chamada "ovulação dolorosa", ou Síndrome de Mittelschmerz. Ocorre que essa dor é temporária e não necessita um tratamento específico. O desconforto tem chance de reaparecer nas próximas ovulações, ou seja, no período entre uma menstruação e outra. 

      De qualquer maneira, sempre a consulta ao seu ginecologista poderá dar mais segurança e orientá-la num possível tratamento, caso a dor persista. Sua preocupação com dificuldades na gravidez pode ser descartada, pois para engravidar, basta que a mulher ovule e, certamente, isso está acontecendo com você!


  3. Carime, Cordeirópolis - SP

    Anticoncepcional x Gordura

    É verdade que anticoncepcional engorda?

    1. Esse fato ocorre com mulheres que usam anticoncepcionais orais, devido à chamada retenção hídrica (inchaço) que pode acontecer eventualmente.

      No metabolismo orgânico, alguns anticoncepcionais orais podem estimular, não com tanta frequência, uma ação hormonal diversa, o que causa aumento da ingestão de alimentos, levando a uma maior retensão de gordura no organismo, como também pode alterar o metabolismo da queima das gorduras ingeridas e causar emagrecimento. 

      Outra possibilidade é a fase de vida (emocional em alta) em que se usa o anticoncepcional. Muitas mulheres dizem que se adaptavam melhor a um anticoncepcional que usavam no passado e agora as reações são "diferentes". Muitas vezes o que acontece é uma melhor reação do corpo e adaptação a uma ou outra pílula. 

      Com uma enorme oferta de produtos no mercado, certamente seu médico poderá orientá-la muito bem neste caso e ajudá-la a escolher o anticoncepcional que mais se adapta às suas necessidades.


  4. Daniela, São Paulo - SP

    Remédios contra TPM

    Tenho sofrido muito com TPM. Nesse período tenho fortes dores de cabeça. Já usei vários remédios e nada adianta. Desisti dos medicamentos, mas com exercícios e dietas me sinto melhor. Meu médico me receitou um remédio que suspende a menstruação. Quais os efeitos colaterais deste tipo de medicamentos?

    1. A partir do momento que seu organismo está apresentando alterações que levam ao quadro de TPM, certamente há algo de errado com ele. Remédios como o que foi recomendado agem diretamente no equilíbrio da resposta hormonal e inibem as ações ovarianas e com isso evita que você ovule. Essa interrupção do processo menstrual elimina os efeitos da Tensão Pré Menstrual
      (TPM), mas não suas causas. Neste caso, outras adversidades orgânicas que não foram devidamente sanadas podem ficar escondidas e com a suspensão do medicamento seus sintomas poderão reaparecer. Veja que dietas e exercícios você percebe uma discreta melhora. Isso acontece porque a atividade física e a boa alimentação exercem uma ação positiva no seu equilíbrio hormonal e atua nos receptores da dor e dos fatores que a desencadeiam. A ação da medicina ortomolecular vai de encontro às causas dos sintomas e das doenças, não se contentando somente em tratar as queixas. Consulte seu médico sobre o que pode ser melhor para você.


  5. Fernanda, Lisboa, Portugal

    Sêmem na roupa

    Eu e o meu namorado estávamos no "rala-e-rola" e ele ejaculou ainda vestido. Seu sêmem molhou minha calcinha ainda em meu corpo. Estava no período fértil, pois isto aconteceu 9 dias antes da menstruação descer. Mesmo tomando pílula, caso seu sêmen tenha ultrapassado o tecido e se misturado à minha lubrificação natural e eu poderei estar grávida?

    1. A possibilidade de engravidar com o uso do anticoncepcional (AC) é mínima. Além disso, a ejaculação ocorreu no tecido da sua calcinha, bem longe do canal vaginal. Para que haja fecundação, os espermatozóide têm que percorrer um longo caminho até encontrarem o óvulo. Se sua mestruação desceu regularmente, não há razão para preocupações. Lembre-se que você deve ficar atenta às condições de sua saúde evitando, não só uma gravidez indesejada, mas a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Em ambos os casos o uso do preservativo resolve. Não se esqueça que prevenir ainda é sempre melhor que remediar.


  6. Erica, São Carlos - SP

    Endometriose

    Estou fazendo um tratamento para tentar engravidar com injeções de hormônios há quase três anos, sem sucesso. Sinto fortes dores quando menstruo e em consulta médica, recebi o diagnóstico de Endometriose. Terei que fazer uma laparascopia. Dependendo do meu estado, será necessária uma intervenção cirúrgica mais invasiva. Esse procedimento é realmente necessário?

    1. Realmente, se o seu caso de infertilidade for devido a um quadro de endometriose o tratamento com as injeções é o mais indicado. A videolaparoscopia permite visualizar o quadro que se encontra a endometriose. Em alguns casos, é necessário fazer a retirada do tecido endometriótico e cauterizações das lesões endometrióticas. Esse procedimento proporcionará um conforto pélvico e diminuirá os quadros dolorosos. Se, eventualmente, houver aderências da endometriose nos orgãos internos (bexiga, útero, trompas, intestinos) deverá ser feita a retirada destes focos. Em alguns casos mais adiantados a retirada desses tecidos via videolaparoscopiaisso não é possível sob risco de lesionar ou romper as parede de orgãos. Nesses casos, embora pouco comuns, é necessária uma cirurgia de abdome (laparotomia) para a devida correção das lesões ocasionadas. A medicina hoje em dia pode oferecer soluções e tratamentos mais efetivos e que venham contemplá-la com sua tão desejada gravidez.