Tira Dúvidas

Este espaço é destinado para você compartilhar suas dúvidas com outros leitores do site. O Núcleo da Saúde tem recebido muitos e-mails com perguntas sobre os mais variados assuntos. Grande parte das questões reproduzidas abaixo, certamente são comuns a muitos outros leitores. Não deixe de perguntar, tire suas dúvidas e fale conosco!

  1. Ana Carolina, São Paulo - SP

    Ovário Policístico

    Nos meus últimos exames foi detectada "Síndrome do Ovário Policístico". O que isso significa? Essa síndrome pode trazer dificuldades para engravidar?

    1. A síndrome de ovários policísticos tem, segundo estudos atuais, forte ligação com alterações hormonais femininas e, em particular, com problemas que levam ao quadro diabético. Portanto, seu caso exige uma avaliação minuciosa para que seja ministrada uma medicação correta e um tratamento de sucesso.
      Esta síndrome pode dificultar uma possivel gravidez, pois os óvulos envolvidos no processo encontram-se represados nos ovários, motivo pelo qual é chamado ovários policísticos (em cujos cistos encontram-se os óvulos).


  2. Luciane, São Paulo - SP

    Útero Retroflexo

    Em algumas leituras que eu fiz o Útero Retroflexo pode trazer dificuldades na hora da gravidez. Isso é verdade? Existe algum tratamento?

    1. O útero retrovertido ou útero retroflexo pode ser dividido em dois tipos:
      1) útero retrovertido móvel e
      2) útero retrovertido fixo.

      O útero retrovertido móvel usualmente não traz grandes transtornos para a mulher, mesmo que ela não tenha ainda passado pela experiência da gravidez. Eventualmente poderá ocorrer discreta dor no periodo pré ou pós-menstrual e em algumas posições durante o ato sexual.
      Já o útero retrovertido fixo sim, poderá trazer maiores transtornos, desde dor constante no ato sexual, ardor urinário e possíveis cistites. Eventualmente, percebe-se dificuldade em evacuar, dor em todo o intercurso sexual e também maior dificuldade de prosseguir com a gravidez.
       Portanto, seja qual for o caso, o ginecologista poderá resolver o problema através de tratamento clínico ou cirúrgico.


  3. Cristiane, São Paulo - SP

    Desequilíbrio Hormonal e Medicina Ortomolecular

    Gostaria de saber se é possível tratar desequilíbrios hormonais com a Medicina Ortomolecular. Há algum risco com esse tipo de tratamento?

    1. Existem vários desequilíbrios hormonais, causados pela mais variadas razões. Antes de mais nada, você deve ser examinada pelo médico para saber a causa desse quadro. A medicina com resultados na área da ortomolecular terá uma ação importante, pois a maioria dos medicamentos que atuam na função hormonal tem uma fórmula rígida, o que muitas vezes pode não se adequar às necessidades da paciente. Já na Medicina Ortomolecular, há uma condição maior e melhor de resultados positivos, pois poderão ser formulados medicamentos individualmente para cada caso. Com isso, a possibilidade de efeitos colaterais torna-se muito menor, diminuindo também, seus riscos.


  4. Márcia, Fortaleza - CE

    Gardnerella vaginalis

    Gostaria de receber informações sobre Gardnerella vaginalis. Estou com esse problema e não sei como é transmitida a doença, quais os tratamentos e como evitar.

    1. A Garnerella vaginallis é uma bactéria que se desenvolve em meio vaginal proliferando-se e fazendo com que seja transmitida pelo ato sexual, portando é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).
      O tratamento é feito, na maioria das vezes no casal, onde o homem usa comprimidos por via oral e a mulher, além dos comprimidos, deve fazer uso de creme vaginal para maior certeza de cura.
      Evidentemente o meio mais fácil de evitar doenças sexualmente transmissíveis é através do uso de preservativos durante o ato sexual.


  5. Carla, Brasília - DF

    Gravidez sem sexo

    Uma mulher pode engravidar sem ter relacionamentos sexuais?

    1. Por se tratar de uma ciência não-exata, a medicina pode apresentar uma grande quantidade de teorias e uma prática ainda muito mais rica.
      Quando falamos em gravidez, é natural pensarmos logo em uma relação sexual antecedente, pelo simples conceito que temos que, para se chegar a uma gravidez, necessariamente, haverá o encontro entre o espermatozoide (célula sexual masculina) e o óvulo (célula sexual feminina) para ocorrer a formação do embrião. 
      Hoje em dia, está cada vez mais fácil proporcionar o encontro dessas células sexuais das mais variadas formas, além da convencional. As mais conhecidas são as chamadas fertilizações "in vitro" e as intra-citoplasmáticas, que bem ilustram esta nova forma de colocar em contato espermatozoides e óvulos. O resultado desse encontro (embrião) é proporcionado fora do ambiente natural e introduzido artificialmente dentro do útero para que a gravidez siga seu curso natural. Estes são os meios de fertilização em laboratório e não necessitam, portanto, do contato sexual. 
      Uma outra forma de engravidar mesmo sem que haja a concretização do ato sexual, isto é, sem que ocorra a penetração, acontece quando o parceiro ejacula na região da entrada vaginal e se a mulher, mesmo virgem, estiver no pico ovulatório, poderá carrear para dentro da vagina um número de espermatozoides suficiente para que haja a fecundação.


  6. Sérgio, Brasília - DF

    Prazer para minha esposa

    Sou um homem preocupado com os sentimentos de minha mulher. Não sou muito experiente, mas tenho uma mulher maravilhosa e gostaria de saber como, realmente, dar prazer a ela. O que é o clitóris? Qual a importância dele na relação sexual? Onde ele se localiza? Qual a melhor forma de estimulá-lo?

    1. É maravilhoso saber que ainda existem maridos preocupados em melhorar o relacionamento sexual do casal! 
      O clitóris é a região do aparelho genital feminino mais rica em inervações e por isso, apresenta uma grande sensibilidade. Estudos mostram que 90% das mulheres têm orgasmo na região clitoriana enquanto apenas 10% por estimulação na vaginal.
      O clitóris fica localizado logo abaixo do chamado Monte de Vênus (região onde se encontram além dos pêlos, uma parte de tecido gorduroso ligeiramente elevado), presente na abertura do intróito vaginal. Por receber grande fluxo sanguíneo, o local é extremamente sensível ao toque e à manipulação. Conversando com sua esposa, você conseguirá identificar o ponto que ela considera mais agradável e excitante. 
      Parabéns por sua iniciativa! Sua curiosidade é o passo mais importante para proporcionar a felicidade sexual de sua esposa e, sem dúvida, a sua também!