Entrevista: Ginecologia e Obstetrícia em Medicina Ortomolecular

Dr. Angelo Di Fraia Filho quando do lançamento do seu livro: 
"Ginecologia e Obstetrícia em Medicina Ortomolecular" 

O que é Medicina Ortomolecular? 
A medicina ortomolecular é a medicina com a visão mais abrangente do ser humano, pois a palavra orto vem do grego que quer dizer equilíbrio e molecular do latim que quer dizer moléculas. Em outras palavras, a medicina ortomolecular estuda o equilíbrio das moléculas no corpo humano, portanto é a parte da medicina que se preocupa com todo o corpo humano e não só parte dele. 

A Ortomolecular é uma medicina alternativa? 
Como disse acima, a medicina ortomolecular não é medicina alternativa porque se preocupa com o indivíduo como um todo e analisa de forma global não se detalhando somente em alguns setores; claro que, quando associada a uma especialidade ela tende a ser mais ampla na determinada área, assim como, por exemplo, na ginecologia a mulher a ser examinada passa a ser vista pela ortomolecular como um ser inteiro sem divisões. Esclarecendo melhor, a medicina, a meu ver tem como uma das bases principais a alimentação e a medicina ortomolecular se baseia essencialmente nos nutrientes que encontramos em nossas alimentações, portanto ela não poderá nunca ser entendida como alternativa. Talvez ela seja a alternativa da medicina. 

Eu sei que o Sr. escreveu o "primeiro" livro sobre Ginecologia Ortomolecular e quando vai ser lançado para a classe médica? 
Sim, é muito agradável poder contribuir para o desenvolvimento da pesquisa médica aumentando a cultura dos médicos e é com grande emoção que terminei meu primeiro livro voltado a área da Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Ortomolecular, que foi lançado este ano no Congresso Internacional de Medicina Ortomolecular no mês de junho, em São Paulo. 

Que tipos de exames podem ser feitos pela Ortomolecular? 
São vários os exames que podem ser feitos pela medicina ortomolecular como, por exemplo, a pesquisa do estresse oxidativo (que é o quanto nosso corpo se desgasta com a vida atribulada que levamos) realizado em uma gota de sangue e pesquisa também os radicais livres (que é o inimigo oculto, quando em excesso do nosso organismo), analisa os metais pesados (que podem intoxicar nosso corpo) através do fio de cabelo, pela urina, pelo suor, pela saliva, pela lágrimas e pelo hálito e existem ainda outros exames que podem avaliar as condições do indivíduo que apresentam algum quadro patológico. 

Tem uma idade específica para começar um tratamento ortomolecular? 
Para você fazer a verdadeira medicina preventiva que é uma das bases da medicina ortomolecular, não existe idade específica para se começar um tratamento, mesmo porque não encaro como tratamento a prevenção e sim como um método de evitar as agressões da doença que é muito mais desagradável do que qualquer prevenção que se possa ter. Além disso, se você estiver prevenido e ela (a doença) vier, você terá muito mais força para vence-la! Estará mais resistente. 

Crianças também podem fazer este tratamento? 
Como já disse, qualquer indivíduo poderá se prevenir com a ação da medicina baseada nas evidências ortomoleculares, basta se alimentar bem e corretamente, fazer exercícios, não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, trabalhar, passear e porque não, namorar! É claro que quando se trata de crianças a visão do aumento da imunidade é o tema mestre e que em muitas vezes a ortomolecular se faz necessária.

bom (0)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário