Chia: Conheça os Cuidados e as Contraindicações no Consumo da Semente

Existem alimentos que fazem muito sucesso por causa de suas propriedades medicinais, mas pouco se fala sobre os cuidados exigidos no consumo. Esse é o caso da chia (Salvia hispânica), que ganhou fama devido aos seus benefícios. Ela é considerada como emagrecedora. Além disso, pode ajudar na redução dos níveis do colesterol e do triglicérides, no controle da pressão arterial, na prevenção do diabetes e outros problemas de saúde.

Porém, apesar da extensa lista de propriedades, é preciso ter cautela ao ingerir a semente de chia. Após a popularização da semente, um grande número de pessoas acabou no hospital por comer a chia seca. Ela é tem um potencial impressionante para absorver líquidos. Por isso, pode expandir o equivalente a 7 vezes o seu peso. Quando a semente incha, causa obstrução intestinal em vários consumidores desavisados.

De acordo com o site Diário de Biologia, um paciente de 39 anos correu sério risco após comer a chia seca. Ele engoliu cerca de uma 1 colher cheia da semente e depois bebeu um copo de água. Assim, as sementes se expandiram no interior do esôfago, impedindo o paciente de engolir alimentos e até mesmo saliva.

Semente de Chia
Conheça as contraindicações para o consumo da chia

Perigos de Comer Chia Sem Água
A chia precisa ser hidratada antes do consumo. Para que ela não absorva os líquidos contidos no nosso organismo, é importante deixá-la imersa numa porção de água até que se expanda totalmente. Do contrário, a ingestão poderá causar um oclusão. Vários especialistas alertam para esse risco, mas nem todo mundo que se interessa pelos benefícios da chia conhece também os cuidados que a semente exige.

Quem Não Deve Comer Chia
Segundo Rebeca Rawl, responsável pela pesquisa intitulada O impacto da semente de chia no esôfago, algumas pessoas devem evitar consumir a chia. Veja a lista:

Pessoas com pressão alta – quem tem hipertensão e faz uso de medicamentos para controlar o problema pode acabar com a pressão baixa demais se comer chia juntamente com o tratamento.

Pessoas com pressão baixa – o mesmo pode acontece com pessoas que tem apressão baixa. Como a chia diminui a pressão arterial, os hipotensos, ao consumir a semente, podem sentir sintomas como cansaço, sono e dor de cabeça.

Pessoas que utilizam anticoagulantes – nos casos em que uso de medicamentos anticoagulantes é necessário, a chia fica contraindicada. Como ela contém ômega 3, pode potencializar o efeito do tratamento, causando hemorragias.

Pessoas com diabetes – o problema da chia para os diabéticos é que ela reduz os índices de açúcar no sangue. Assim, em conjunto com a medicação usada pelo paciente, pode levar à hipoglicemia.

Site receita natural

bom (29)

Comentários

  1. Não existem comentários cadastrados no momento

Deixe seu comentário